Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Strogonoff de Carne



Uma receita tradicional da Russia, mas que faz grande sucesso entre as mulheres independentes do século XXI, é o Estrogonof de Carne muito saboreado por milhares de pessoas, e é também um dos dez partos mais vendidos no mundo.

São inúmeras as receitas atuais existentes, tem de frango, camarão, com requeijão e até mesmo com leite de coco. Existem também várias histórias de como surgiu esse prato delicioso, dizem que surgiu no século XIV, na região de Novgorod, onde a família Stroganoff recebia em seu castelo os vizinhos para apreciarem receitas “inventadas” por eles, e em uma das festas dada pela família, a baronesa Nikolie Stroganoff serviu a seus convidados carne bovina e suína em tirinhas flambados na vodka, juntamente com cebola em rodelas, cogumelos molho de tomate e nata. Com o passar dos anos a receita foi sendo modificada, ao invés de molho de tomate, juntou o Ketchup, como tempero o molho inglês, trocou a nata por creme de leite.

E para aqueles que gostam de apreciar esse prato, mas gostam de cardápios saudáveis, segue um passo a passo de um delicioso STROGONOF DE CARNE.

Ingredientes:

1kg de alcatra
100 ml de conhaque
250g de de cogumelos frescos ou em conserva
200ml de molho de tomate peneirado
1/2 xícara de creme de leite
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de maizena
1/4 xícara de água


Modo de preparo:

Corte a carne em cubos ou mesmo tirinhas, tempere com sal e pimenta do reino, reserve.
Em uma panela, esquente o azeite, coloque a carne para fritar, esperando secar toda a água que a carne soltar, deixe fritar um pouquinho, acrescente o conhaque e "flambe", ou seja, coloque fogo no conhaque e deixe evaporar todo o alcool.
Acrescente o alho, a cebola, frite um pouco, em seguida coloque o cogumelo, o molho de tomate e um pouco d'agua, deixe cozinhar bastante até engrossar o caldo.
Acerte o sal.
Dilua a maizena em leite ou água, acrescente e mexa para terminar de engrossar.
Acrescente o creme de leite, mexa um pouco, desligue o fogo e sirva acompanhado e arroz branco, batata palha e salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário