Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ARROZ...... Vários tipos e sabores!!!

O arroz é uma planta que alimenta mais da metade da população humana do mundo.

De origem asiática, foi trazido ao Brasil pelos portugueses. 

Se você acredita que seus grãos são pouco nutritivos, prepare-se para algumas surpresas escondidas nas mais diferentes variedades:



Arroz Integral


Uma película preserva seus nutrientes. Tem o sabor rústico. No cozimento, ele pede mais água que o arroz branco. Sem passar por polimentos, mantendo a película que deixa sua cor mais escura e que é onde se concentram a maior parte dos nutrientes, além de apresentar um sabor mais acentuado e uma textura que fica mais firme depois de preparado para o consumo. Por não ter essa película retirada, o arroz integral conserva uma quantidade maior de nutrientes e se mantém como um grão vivo, que pode germinar caso seja plantado. Precisa de mais tempo para cozinhar. É rico em fibras e boa fonte de proteínas, minerais e vitaminas.


Arroz Arbóreo


Italiano, é arredondado, grosso e branco. Ideal para risotos. Tem o cozimento mais rápido que os outros italianos, com o centro firme e poroso. Durante o cozimento libera o amido, que lhe confere uma cremosidade delicada e especial, além de ter uma incrível capacidade de absorver líquidos e condimentos. Todas essas características fazem do Arroz Arborio, o ingrediente básico para o preparo do autêntico Risoto, prato típico Italiano.


Arroz Japonês ou Gohan


Seus grãos são menores e a quantidade de amido é alta. É o que há de mais essencial na culinária japonesa. Base da alimentação diária do país, os japoneses costumam dizer que "sem arroz não dá para viver". O arroz japonês é diferente do arroz brasileiro, o "agulhinha". Chamado de nihon mai, o arroz japonês é de uma variedade asiática que precisa ser plantada em charcos, com muita água.


Arroz Basmati


Arroz indiano de grãos longos e com sabor delicado, que lembra ervas e especiarias. Seu preparo leva só água e sal. É um grão muito especial, encontrado na Índia, aos pés do Himalaia, com uma textura e um aroma únicos, muito apreciado na gastronomia, por uma das suas principais características, que é reter a umidade sem que os grãos fiquem grudados.
Para os indianos, o Arroz Basmati é muito especial, sendo chamado de "o alimento dos reis". Sua importância é tanta que ele ocupa grande parte da refeição, sempre acompanhado de diversos ingredientes.



Arroz Bomba


Arroz espanhol de grão curto, rico em amido, usado nas paellas. Também é bom para preparar risoto ou arroz doce.


Arroz Branco


O agulhinha é o arroz do dia-a-dia. O tipo 1 vem com mais grãos inteiros, e o tipo 2 é o mais barato, que não tem padrão. Ele acaba perdendo até 75% do seu valor nutritivo no processo de refinamento. É o arroz polido, de grãos longos e finos (agulhinha), destituído da camada externa  e do germe. Aqui no Brasil, o nome ‘branco’, derivou da expressão “arroz de branco” da época do Império, quando o alimento era importado da Europa. O arroz do dia-a-dia não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas.


Arroz Carnaroli


Também italiano, deixa o risoto mais al dente. Seus grãos são um pouco mais compridos que os outros tipos italianos. É um grão médio, mais fino do que o arbóreo, com grande quantidade de amido, que dá excelente cremosidade ao prato. É consistente e saboroso.


Arroz Jasmim ou Jasmine



Perfumado e gostoso como o basmati. Fica melhor quando feito no vapor. Este arroz de grão longo é macio, levemente aglutinante e aromático. Muito utilizado na culinária Tailandesa, seu sabor suave confere uma boa base para pratos apimentados. Dá-lhe o nome o doce aroma da flor do jasmim do Sudeste da Ásia, porque quando cozido, liberta um odor floral semelhante. Também pode ser servido simples, pois não precisa ser temperado.


Arroz Vialone Nano


Italiano que tem mais amido que seus compatriotas. Assim como o tipo roma, vai bem em risotos e minestrones. grão pequeno e atarracado, com consistência mais solta.


Arroz Preto


Versão brasileira do arroz que teve origem na China. O gosto evoca pinhão e castanha. Vai bem em paella, risoto, salada. Um arroz de grão curto e meio arredondado, textura macia, sabor e aroma acastanhado e coloração preta. Cultivado na China há mais de 4 mil anos, com fama de produto afrodisíaco era chamado de “Arroz Proibido”, pois era consumido apenas pelo Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos.


Arroz Selvagem


Apesar de levar nome de arroz, é uma erva. Tem sabor amendoado e vai bem em saladas ou com arroz basmati.


Arroz Cateto


Com características parecidas ao arroz agulhinha apresenta grande quantidade de carboidratos, sendo boa fonte de proteínas e contendo altos teores de fibras é excelente fonte desse importante componente. Além disso,  contém ainda maiores quantidades de micronutrientes minerais, água e lipídios. Tem como característica apresentar grãos intactos, assim preserva sua película e o gérmen, onde se concentra grande parte dos nutrientes. Os grãos são curtos, curvados e translúcidos com maior quantidade de amido, que lhe proporciona cremosidade, brilho e maciez depois de cozido e não o deixa viscoso, ainda permite maior absorção de aromas do caldo ou tempero.


Arroz Parboilizado


Passa por um processo em vapor de alta pressão e conserva maior quantidade de nutrientes; não precisa ser lavado antes da preparação; os grãos ficam inteiros e bem soltinhos.


Arroz vermelho


A denominação “arroz vermelho” deve-se à coloração avermelhada do pericarpo dos grãos, devido ao acúmulo de tanino ou de antocianina.
Muito apreciado na China, Tailândia, Singapura, Malásia, Itália e França. No Brasil, o arroz vermelho, trazido pelos portugueses no século XVI, encontra, hoje, seu maior reduto no estado da Paraíba, no Vale do Rio Piancó, constituindo a dieta básica dos habitantes do sertão nordestino.
Possui suas qualidades nutritivas, energéticas e vitais completas. Como mantém a película interna, se torna rico em vitaminas, sais minerais e fibras. O uso diário é benéfico para todo o organismo, favorecendo a qualidade sanguínea e a resistência orgânica imunológica.
É um arroz aromático e altamente saboroso. Ideal para a realização de pratos com frutos do mar, risoto, pratos leves, em sopa e saladas. É ótimo para a elaboração de pratos exóticos.


Escolha o tipo da sua preferência e aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário