Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Carne Seca - Vamos fazer em casa???




A carne seca, tradicional do Nordeste do Brasil (principalmente no Paraíba, no Mato Grosso, em Goiás, em Piauí, em Alagoas, em Rio Grande do Norte e em São Paulo), tem a sua origem há muitos anos atrás, na pré-história, e consiste numa técnica de desidratação de carne, sobretudo bovina, para a conservar durante muito tempo. Apesar de semelhante, há diferença entre a carne seca e a carne de sol. Esta última é menos seca e menos salgada.
Aqui você pode aprender como fazer carne seca em sua própria casa, de forma fácil, simples e eficaz.
Sem contar que fica deliciosa.
Boa sorte e bom apetite.


Ingredientes:
01 kilo de carne (Usei coxão duro)
01 kilo de sal fino

Modo de preparo
Limpe a carne. Abra como se fosse fazer uma manta.
Espalhe na bancada, tempere com bastante sal e enrole como se fosse um rocambole. Tempere também com mais sal por fora e coloque em uma peneira. Cubra com um pano bem fino e deixe em um lugar arejado para desidratar. 
Vá escorrendo o soro (líquido) que aparecer e virando a carne (deixando sempre coberta de sal).
O processo leva até 13 dias, dependendo da temperatura e do clima do local onde estiver a carne.
Minha receita demorou 7 dias para ficar pronta. 








Depois o processo é a dessalga da carne.
Corte a carne da maneira que preferir, coloque em uma vasilha com água fria e leve a geladeira por 24 horas, trocando a agua pelo menos 3 vezes neste período.
Cozinhe da manira que preferir.
Pode-se congelar crua ou cozida.

Um comentário:

  1. Olá Luis Lima, tudo bem?. Sou o Eduardo Minario de Taubaté - SP. Não sou um "Chef" de renome, mas sou amante da boa culinária. Como disse minha ex-patroa Dª Zélia: Edu, cozinhar é uma arte... Hoje falo com toda propriedade que o que aprendi foi pra valer. Sei fazer uma Btata Rösti que, modéstia a parte, fica primorosa. No Facebook tem umas fotos;(www.facebook.com/eduminario) Pois bem, de todas as maneiras que pesquisei sobre o preparo de carne-seca em casa o seu método pareceu-me o mais coerente. Vou tentar fazer para ver o que vai dar... Por enquanto fica aí meu agradecimento e te desejo toda sorte de bens nesta sua caminhada... até mais.

    ResponderExcluir