Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Batata ROSTI... Deliciosamente Simples!!!




 História da Batata
Restaurante Recreio dos Bandeirantes
A batata, originária do sul do Peru, logo ao norte do lago Titicaca, cultivada há mais de 7.000 anos e introduzida na Europa no século 18, é hoje um dos mais importantes alimentos do mundo, junto com o trigo, o arroz, e o milho. Com mais de 5.000 variedades diferentes (sem contar a batata doce e a batata baroa que nada têm a ver com a batata), curiosamente 99% das batatas consumidas no mundo são derivadas das espécies cultivadas no Chile. 

A batata é um tubérculo (parte da raiz da planta), que contém boas quantidades de vitaminas C e do grupo B, de ferro, potássio, zinco e manganês, além de proteínas e fibras. É de cultivo relativamente fácil, requerendo pouca
água e produzindo grandes quantidades em tempo curto. 

As variedades mais consumidas no mundo são híbridas, ou seja, foram produzidas através do cruzamento de espécies ao longo dos séculos. Alguns tipos são mais próprios para fritar, outros para cozinhar, dependendo de características como quantidade de água e tamanho do tubérculo.



Batata Rostie 

Dos vários pratos feitos com batatas, destacamos a Batata Rosti (ou Rösti), um prato suíço do cantão de Berna, feito de batatas raladas e fritas em formato de panquecas, misturadas ou não a outros ingredientes, como bacon, cebolas, queijo, maçãs ou ervas frescas. 

Rösti é um prato de batata da Suíça, do Cantão de Berna, pertencente à "parte alemã" do país. Cada um dos 26 cantões, como são chamadas as regiões da Suíça, descobriu um jeito diferente de preparar as batatas. Em geral, elas são servidas no formato de uma panqueca e podem levar outros. 

Rösti significa "crocante e dourado" e as batatas passam a ter estas propriedades depois de fritas em frigideira com manteiga ou óleo até ficarem com uma crosta dourada nos dois lados. Antes de serem fritas, elas são cozidas e descansam por um tempo até serem raladas. É servido geralmente para acompanhar outros pratos.


Fonte de Pesquisa:
http://www.rosty.com.br/historia-batata.php







INGREDIENTES

6 batatas grandes

200 g Bacon em cubinhos
200 g de mussarela ralada
Sal, pimenta do reino e cheiro verde à gosto


MODO DE PREPARO

Massa:
Cozinhe as batatas com casca ea partir de água fria.
Assim que a água começar ferver, conte 10 minutos e retire as batatas, deixe esfriar. Elas tem que ficar al dente.
Assim que estiverem frias, descasque e rale as batatas no ralo grosso. Tempere as batatas raladas com sal e pimenta do reino.

Recheio
Recheio de BACON e CEBOLA
Frite o bacon. Assim que estiver frito, escorra o excesso de gordura, acrescente a cebole, sal, pimenta do reino e cheiro verde. Refogue por 3 minutos e desligue, reserve.


Montagem:
Em uma panela antiaderente, pincele um pouquinho de azeite ou manteiga, coloque metade das batatas (já raladas e temperadas),  no centro coloque o recheio de bacon, a mussarela picada ou ralada, e o restante das batatas cobrindo todo o recheio e fechando as laterais.
Leve ao fogo até dourar, vire o preparo, doure do outro lado.
Os dois lados precisam ficar bem dourados e crocantes, mas cuidado para não queimar.

Pode-se rechear com o que preferir.
Segue abaixo algumas opções de recheio:

BACALHAU
200 GR Bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
50 g Pimentão picado
50 g Cebola picada
01 dente de alho amassado
03 azeitonas pretas picadas

DOURAR O ALHO E A CEBOLA EM AZEITE, ACRESCENTAR O PIMENTÃO E A AZEITONA, ACRESCENTAR O BACALHAU, REFOGAR UM POUCO.


FRANGO E PALMITO
200 g Frango cozido e desfiado
100 g Palmito picado
01 tomate picado sem pele e sem sementes
01 dente de alho
50 g Cebola picada
Cheiro verde à gosto

DOURAR O ALHO E A CEBOLA NO AZEITE, ACRESCENTAR O FRANGO E O PALMITO, ACERTAR SAL E PIMENTA. REFOGAR UNS 10 MINUTOS, PINGANDO ÁGUA CASO SEJA NECESSÁRIO. ACRESCENTAR O CHEIRO VERDE E DESLIGAR O FOGO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário