Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

BATATA FATIADA RECHEADA



·         Batata
·         Batata-Inglesa,
·          Batatinha
·         Escorva papa
·         Semilha (Solanum tuberosum)

É uma planta perene da família das solanáceas.
A planta adulta geralmente tem entre sessenta a cem centímetros de altura, possui flores e frutos e produz um tubérculo comestível rico em amido, um carboidrato. Os nomes podem referir-se tanto ao tubérculo comestível quanto à planta como um todo. A espécie teve origem no Cordilheira dos Andes, próximo ao Lago Titicaca, e foi levada a outras regiões do mundo por colonizadores europeus. Atualmente são cultivadas milhares de variedades da espécie em todos os continentes e está inserida como um alimento fundamental na cultura mundial. A relação da batata com abatata-doce é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem.
Como qualquer cultura, as plantações estão sujeitas ao ataque de diversas espécies de bactérias, fungos e insetos que comprometem a produtividade. Por isso, investe-se na criação de variedades mais resistentes, além da criação de batatas geneticamente modificadas, apesar do grande temor que ainda existe sobre produtos transgênicos. O aumento da produtividade é visto, ainda, como uma solução para acabar com a fome em diversos países. Para reconhecer a importância do tubérculo no mundo, o ano de 2008 foi intitulado o Ano Internacional da Batata pela Organização das Nações Unidas.

A batata é um alimento versátil, rico em carboidratos e altamente popular em todo o mundo e é preparado e servido das mais diversas formas.
Quando fresco, o tubérculo possui cerca de oitenta por cento de água e vinte por cento de matéria seca, da qual a maior parte é amido. A quantidade de proteínas da batata, quando desidratada, é comparável à dos cereais e é bem alta em relação a outros tubérculos e raízes. Além disso, a batata possui pouca gordura e é rica em vários micronutrientes, especialmente vitamina C (quando consumida com a pele, uma batata de cerca de 150 gramas fornece quase a metade da dose diária recomendada.).
A batata é também uma fonte moderada de ferro, e a vitamina C promove a absorção do mineral. O tubérculo é, ainda, uma fonte básica das vitaminas B1, B3 e B6 e minerais como potássio, fósforo e magnésio, além de conter fibras dietéticas e antioxidantes, que previne as doenças relacionadas ao envelhecimento.

Uma receita simples, mas deliciosa é o que vamos ver agora:



BATATA FATIADA RECHEADA

2 batatas grandes inteiras
100 g de manteiga
100 g de parmesão
óleo vegetal
60 ml de natas
60 g de queijo
Sal
Creme de leite (opcional)


Modo de Preparo:


Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
Com uma faca afiada faça uma incisão ao longo das batatas. Tenha cuidado e pare antes de chegar ao final da batata. Não queremos cortar as batas ao meio, só abrir espaços. 

Agora com a batata já segmentada, coloque alternadamente uma porção de manteiga e um porção de parmesão. 

Passe a batata para uma forma já untada, nossa dica é untar com óleo vegetal e salpique um pouco de azeite sobre a batata. Tempere com sal a gosto.

Asse as batatas por aproximadamente uma hora. Após 45 minutos, retirar a forma do forno. Despeje o creme de leite por cima e polvilhe-a com o queijo ralado favorito.


Volte ao forno para os restantes 15 minutos e pronto, sua batata recheada está pronta para comer!


Outras variações desta receita:

- Recheada com bacon e queijo
- Recheada com Frango e Requeijao
- Apenas saborizada com azeite e ervas frescas




Um comentário:

  1. Boa tarde. Parabéns pelo blog. Gostaria de lhe perguntar aonde usamos a nata, seria por cima?

    ResponderExcluir