Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

SALADA CAPRESE - Por Maximiliano Sommo

Maximiliano Sommo (Professor de Cozinha Basica e Avançada - IESB)


A Itália, conhecida como a “Botinha” no mapa europeu, pois seu formato lembra o de uma Bota. É considerada um dos grandes berços da gastronomia, com receitas típicas de regiões e cidades como a Sicília, Milão e Pie monte. Mas é de uma de suas ilhas, Capri, no golfo de Nápolis, que vem uma receita típica deste país que leva as cores da bandeira e ingredientes locais: A Insalata Caprese. Rodelas de tomate italiano, muçarela de búfala e folhas de alfavaca (Uma variação do Manjericão) estão entre os ingredientes básicos, mas as releituras e possibilidades são infinitas e o preparo é facílimo!



Curiosidade:

Segundo as especulações dos estudiosos em história da gastronomia a Salada Caprese ganhou este nome porque ficou famosa mesmo após ter sido servida em Capri ao rei Farouk, do Egito, em 1.950.


O chef Maximiliano Sommo, professor de Cozinha Básica e Cozinha Avançada no curso de gastronomia do IESB, assegura que se trata de um clássico da cozinha mediterrânea.
“Às vezes os alunos querem dar um toque pessoal à receita, acrescentando ingredientes como cebola roxa e molho pesto, mas deixa de ser a salada caprese e vira apenas uma inspiração para novos pratos”, reflete.

A “salada capri” tem um preparo tradicional. Ao contrário de outros pratos italianos que levam o manjericão, o verde da caprese vem de outra erva. “A alfavaca fresca é usada no lugar do manjericão por ter folhas mais largas, macias e suculentas”, explica. Para não oxidar as folhas, o chef dá uma dica: “Lave e separe com as mãos, sem usar faca.” Outra recomendação é que o tomate, do tipo italiano, esteja maduro. “Dê preferência para o orgânico, que tem um sabor mais acentuado.” Outra opção para o prato é o tomate cereja cortado em metades; a muçarela de búfala pode ser substituída por outro queijo fresco, como o de cabra e o minas frescal.








Apesar do número reduzido de ingredientes, a salada caprese pode ser considerada uma refeição. “É completa; tem a proteína da muçarela fresca. Vai bem com uma cepa suave de vinho tinto ou mesmo um chardonnay”, completa.

Para finalizar, azeite extra virgem, sal marinho e pimenta do reino moída na hora.


Bom...
A receita é simples e você pode usar sua criatividade para incrementa-la.

INGREDIENTES
Tomate
Muçarela de Bufala
Alfavaca ou Manjericão
Azeite extra-virgem
Sal
Pimenta do reino

MODO DE PREPARO
Os ingredientes são todos crus, apenas lavados e montados da maneira que você preferir.
Inspirem-se nas  fotos e usem a criatividade.
Espero que gostem!!!

Buon appetito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário