Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Risoto de Bacalhau!!!




Galera...

Faz alguns dias que gostaria de postar essa foto...
Foi tirada em um momento especial, na casa de uma pessoa especial... Jô Miranda... Amooooo!!!

Neste dia estavam presentes pessoas queridíssimas... Pessoas que gosto, me identifico e fazem falta quando estou longe delas...

Melissa Bernardelli
Jô Miranda
Gabriela Logrado
Celio Correa
Thiago Mendes
Ximena Campos
Hitallo Braga...

Desculpe se esqueci alguém... Mas o chopp nao me deixa lembrar... kkkkk



Mas vamos a Receita....

Ingredientes:

500 grs Bacalhau (de sua preferência ou bolso)
01 kilo de Arroz Arbóreo ou Carnaroli
01 cebola media picada
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
02 litros de caldo de legumes (02 litros de água com 08 tabletes de caldo de legumes)
02 dentes de alho amassados ou picados
01 xícara de vinho branco seco
1/2 vidro de azeitonas picadas
Azeite, pimenta do reino a gosto
01 colher cheia de margarina
01 xícara de queijo parmesão ralado (não usar aqueles de saquinho)
Modo de preparo


Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite. Adicione a cebola e o alho e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar e nós vamos para a segunda etapa.
Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Experimente o arroz até que ele esteja no ponto. Ao aproximar-se desta etapa, reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando, de modo que quando ele estiver al dente, fique levemente úmido, mas sem caldo. Acrescente as lascas de bacalhau, o pimentão, e a azeitona, antes de terminar de acrescentar o caldo. Talvez você não usará todo o caldo, mas talvez sim.
Etapa 3
Quando o arroz estiver o ponto, abaixe o fogo e adicione a manteiga. Isso ajudará a dar brilho no seu risoto. Desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão.  Depois de tudo isso, experimente, se estiver faltando sal, salpique um pouco, misture, passe para uma travessa bonita e sirva imediatamente.

BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário