Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Chocolate... Hummmmm!!!




A História do Chocolate

O chocolate vem sido usado como bebida desde o começo de sua história. A civilização maia cultivava o cacau em seus quintais. Das sementes, fazia-se uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço.

Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo. Quando a Revolução Industrial chegou, muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas. Isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.

Tipos de chocolate
O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação.
Pode ser bebido (chocolate em pó ou achocolatado) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leitebrancoamargo, com amendoimamêndoa ou avelã, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.
§  chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesasbolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias.
§  chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas europeias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.
§  A couverture é o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, como a ValrhonaLindt & SprüngliTheo Chocolate e outros, com mais de 70% de cacau, e gordura de cerca de 40%.
§  chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu um chocolate à base de cupuaçu que pertence à mesma família do cacau



Fonte de pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chocolate




Bom...
Pensando na páscoa deveria eu colocar receita de Ovos de Chocolate, mas pensei bem e resolvi colocar algo mais fácil e igualmente delicioso.
Calda de Chocolate. Uma receita fácil, econômica, prática e pode ser usada de diversas maneiras.


CALDA DE CHOCOLATE


Ingredientes

1 xícara(s) (chá) de açúcar
1 caixinha(s) de creme de leite
1 colher(es) (sopa) de margarina
3 colher(es) (sopa) de achocolatado em pó


Modo de Preparo


Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo até ferver. Desligue o fogo e deixe a calda esfriar. Utilize para cobrir bolos, Tortas, Sorvete ou frutas picadas. Se preferir, pode-se aquecer na hora do uso.



Abaixo, algumas maneiras de utilização desta receita:



BOM APETITE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário