Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aperitivo rápido... Fácil... Delicioso!!!


Aperitivo, petisco, acepipe ou tira-gosto são preparações ligeiras, simples ou elaboradas, frias ou quentes, que se servem antes do prato principal de uma refeição, normalmente acompanhado por uma bebida.
A variedade é imensa, sendo que a possibilidade de misturar produtos crus (alface, cenoura, etc.) com produtos cozidos (batata, feijão-verde, carnes, etc.) permite ao cozinheiro uma grande criatividade.
O garde-manger é o responsável pela elaboração dos aperitivos frios, sendo o entremetier ou o pasteleiro são responsáveis pela elaboração dos aperitivos quentes.

Exemplos de aperitivos:
azeitonas recheadas,
biscoitos salgados com queijo
salsichas quentes ou frias,
cubos de queijo
pizzas
croquetes,
pasteis de Bacalhau,
sardinhas em conserva,
atum,
saladas,
carnes frias,
ovos recheados,
salada de feijão-frade,
cocktail de marisco,
caracóis,
espargos,
alcachofras,
mousse de fiambre,
figos com presunto,
vol-au-vent,
pêra abacate,
espadarte,
salmão fumado,
quiche-lorraine,
pizza...

E como não poderia deixar de citar... O Tomate Cereja...
Este é super simples...
Por isso escolhi para ser o aperitivo da vez...


Ingredientes

Tomate Cereja
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Sal
Cebolinha verde picada


Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes e servir junto a uma cerveja da sua preferencia, bem gelada... Fica perfeito!

Bom Apetite!!!

domingo, 16 de junho de 2013

SALSICHA... Como é fabricada???




A maioria das pessoas gostam muito deste ingrediente, pois além de saboroso, barato, possuir várias maneiras de ser utilizado, é muito fácil de encontrar.
Quem não gosta de um maravilhoso Cachorro Quente? Enroladinho de Salsicha? Macarrão com Salsicha?

Mas você sabe como é fabricada a tão adorada Salsicha???

Antigamente as informações eram desencontradas, equivocadas e muitas pessoas não consumiam salsicha por medo da maneira como eram fabricadas. Mas isso tudo mudou, conforme você pode conferir na reportagem a seguir.


Como é feita a salsicha?

A mais comum é usada em cachorros-quentes e outras receitas populares, é feita em linhas de produção automatizadas, praticamente sem contato humano e com etapas rígidas de higienização. Isso desmente o mito de que as fábricas de salsichas ainda são ambientes repugnantes, com sangue e gordura escorrendo por todos os lados.
Essa idéia se disseminou principalmente pela célebre frase do chanceler alemão Otto von Bismarck (1815-1898), que dizia que as pessoas nunca deveriam saber como são feitas as salsichas e as leis.

Na verdade, a única parte do processo que pode afetar os estômagos mais sensíveis é a hora da escolha dos ingredientes, já que essa iguaria é feita com carne picada ou moída de qualquer pedaço de boi, porco ou frango. "Geralmente, o que entra nessa mistura são as sobras dos cortes tradicionais e partes pouco apreciadas, como as bochechas e as vísceras de bovinos e suínos", diz a engenheira de alimentos Eunice Yamada, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (SP).

Entretanto, a receita costuma mudar um pouco de acordo com o tipo de produto. "Quando a salsicha é de frango ou de peru, a carne aproveitada na fabricação é aquela que fica grudada nos ossos após a retirada das peças principais, como o peito, a coxa e a sobrecoxa", afirma outra engenheira de alimentos, Carmen Castillo, da Universidade de São Paulo (USP).

Mistura de restos de carnes de boi, de porco e de frango são os ingredientes principais do produto
1. A matéria-prima da salsicha é a chamada carne industrial, composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais e de regiões pouco valorizadas de boi, frango e porco. Na primeira etapa da produção, as peças congeladas são cortadas em pedaços bem pequenos por um conjunto de máquinas automáticas
2. Depois de retalhadas, as carnes passam por um aparelho chamado cutter, que transforma a mistura em uma espécie de farelo homogêneo. O passo seguinte é juntar à matéria-prima doses de sal, amido de milho, temperos e conservantes (como nitrito de sódio), que dão uma coloração rosada à mistura. A receita fica então com cerca de 55% de carne e 45% de outros ingredientes
3. O processo de embutimento propriamente dito começa assim que a pasta sai do cutter. A mistura é usada para encher as tripas, que podem ser naturais (como intestinos de carneiro, por exemplo) ou artificiais, feitas de plástico ou celulose, com diâmetro médio de 2 centímetros. Depois de preenchidas, as tripas são torcidas ou amarradas mecanicamente
4. Já fechadas, as salsichas ficam por meia hora em uma estufa a 80 ºC. Um termômetro controla a temperatura, avisando a hora de interromper o cozimento, quando o interior da salsicha chegar a 70 ºC. A técnica é um pouco diferente para as salsichas defumadas, mergulhadas nessa etapa em um líquido com essência de madeira, que confere o sabor característico ao produto
5. Depois do cozimento, as salsichas são resfriadas com uma ducha de água gelada por cerca de 20 minutos, matando microrganismos que sobreviveram ao calor da estufa. O resfriamento também desprende a tripa de plástico, mas a salsicha mantém sua forma porque as proteínas da carne coagulam durante o cozimento, criando uma fina camada externa que sustenta o formato do produto
6. A essa altura, a salsicha até já poderia ser consumida, mas ela ainda passa pelo processo de tingimento, para melhorar o aspecto do produto. Nessa hora, ela é mergulhada por dois minutos em um tanque com uma solução de urucum, um corante natural. Depois, um banho de ácido fosfórico ajuda a fixar a cor vermelha
7. Na última fase da produção, as salsichas são embaladas a vácuo, para garantir a conservação por um período maior. Antes de comê-las, entretanto, é recomendável ferver o produto, para se livrar de microrganismos que eventualmente tenham resistido aos processos de cozimento e de choque térmico

Agora que você já conhece o processo de fabricação, está tranquilo e deve estar com fome, o que acha de umas receitinhas fáceis e deliciosas?


 Macarrão Rapunzel


MACARRÃO DIFERENTE ou MACARRÃO RAPUNZEL

INGREDIENTES

Salsichas
Macarrão tipo Spaghetti nº8 (aquele mais fininho)
Quanto baste de sal
Óleo
Água







COMO FAZER

Leve ao fogo uma quantidade suficiente de água com sal e um fio de óleo para cozinhar o macarrão. 
Deixe cozinhar até que o macarrão fique 'al dente'. Escorra e jogue água fria para esfriar o macarrão e parar o processo de cozimento que continua após a retirada da água quente devido ao calor.

Servir com o molho da sua preferencia!!!


Enroladinho Assado de Salsicha 


ENROLADINHO ASSADO DE SALSICHA

Ingredientes:

1 pacote de salsicha
1 pacote de massa folhada (massa leve) para assar
2 gemas




Modo de Fazer:

Lavar as salsichas na água quente.
Pegar uma folha da massa folhada e cortar em tiras.
Enrolar a tira em cada salsicha.
Untar a assadeira com manteiga e colocar os enroladinhos.
Pincelar um a um com as gemas
Levar ao forno a 180° C, por vinte minutos.


Cachorro Quente


CACHORRO QUENTE


Ingredientes

Pão para Cachorro Quente
Salsicha
Molho de Tomate
Alho
Cebola
Sal
Milho verde
Batata Palha
Maionese


Modo de Preparo

Refogar alho e cebola no Azeite, juntar o molho de tomate, um pouco de água e deixe engrossar o liquido. Acerte o sal e reserve.

Corte o pão ao meio, passe maionese, coloque uma salsicha, por cima um pouco do molho de tomate, acrescente o milho e finalize com a batata palha.
Caso goste, pode acrescentar outros ingredientes, como: Queijo, Ervilhas, Bacon, etc.



Super fácil, né?? Fica a dica!!!

Fonte de Pesquisa: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feita-a-salsicha


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Batata ROSTI... Deliciosamente Simples!!!




 História da Batata
Restaurante Recreio dos Bandeirantes
A batata, originária do sul do Peru, logo ao norte do lago Titicaca, cultivada há mais de 7.000 anos e introduzida na Europa no século 18, é hoje um dos mais importantes alimentos do mundo, junto com o trigo, o arroz, e o milho. Com mais de 5.000 variedades diferentes (sem contar a batata doce e a batata baroa que nada têm a ver com a batata), curiosamente 99% das batatas consumidas no mundo são derivadas das espécies cultivadas no Chile. 

A batata é um tubérculo (parte da raiz da planta), que contém boas quantidades de vitaminas C e do grupo B, de ferro, potássio, zinco e manganês, além de proteínas e fibras. É de cultivo relativamente fácil, requerendo pouca
água e produzindo grandes quantidades em tempo curto. 

As variedades mais consumidas no mundo são híbridas, ou seja, foram produzidas através do cruzamento de espécies ao longo dos séculos. Alguns tipos são mais próprios para fritar, outros para cozinhar, dependendo de características como quantidade de água e tamanho do tubérculo.



Batata Rostie 

Dos vários pratos feitos com batatas, destacamos a Batata Rosti (ou Rösti), um prato suíço do cantão de Berna, feito de batatas raladas e fritas em formato de panquecas, misturadas ou não a outros ingredientes, como bacon, cebolas, queijo, maçãs ou ervas frescas. 

Rösti é um prato de batata da Suíça, do Cantão de Berna, pertencente à "parte alemã" do país. Cada um dos 26 cantões, como são chamadas as regiões da Suíça, descobriu um jeito diferente de preparar as batatas. Em geral, elas são servidas no formato de uma panqueca e podem levar outros. 

Rösti significa "crocante e dourado" e as batatas passam a ter estas propriedades depois de fritas em frigideira com manteiga ou óleo até ficarem com uma crosta dourada nos dois lados. Antes de serem fritas, elas são cozidas e descansam por um tempo até serem raladas. É servido geralmente para acompanhar outros pratos.


Fonte de Pesquisa:
http://www.rosty.com.br/historia-batata.php







INGREDIENTES

6 batatas grandes

200 g Bacon em cubinhos
200 g de mussarela ralada
Sal, pimenta do reino e cheiro verde à gosto


MODO DE PREPARO

Massa:
Cozinhe as batatas com casca ea partir de água fria.
Assim que a água começar ferver, conte 10 minutos e retire as batatas, deixe esfriar. Elas tem que ficar al dente.
Assim que estiverem frias, descasque e rale as batatas no ralo grosso. Tempere as batatas raladas com sal e pimenta do reino.

Recheio
Recheio de BACON e CEBOLA
Frite o bacon. Assim que estiver frito, escorra o excesso de gordura, acrescente a cebole, sal, pimenta do reino e cheiro verde. Refogue por 3 minutos e desligue, reserve.


Montagem:
Em uma panela antiaderente, pincele um pouquinho de azeite ou manteiga, coloque metade das batatas (já raladas e temperadas),  no centro coloque o recheio de bacon, a mussarela picada ou ralada, e o restante das batatas cobrindo todo o recheio e fechando as laterais.
Leve ao fogo até dourar, vire o preparo, doure do outro lado.
Os dois lados precisam ficar bem dourados e crocantes, mas cuidado para não queimar.

Pode-se rechear com o que preferir.
Segue abaixo algumas opções de recheio:

BACALHAU
200 GR Bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
50 g Pimentão picado
50 g Cebola picada
01 dente de alho amassado
03 azeitonas pretas picadas

DOURAR O ALHO E A CEBOLA EM AZEITE, ACRESCENTAR O PIMENTÃO E A AZEITONA, ACRESCENTAR O BACALHAU, REFOGAR UM POUCO.


FRANGO E PALMITO
200 g Frango cozido e desfiado
100 g Palmito picado
01 tomate picado sem pele e sem sementes
01 dente de alho
50 g Cebola picada
Cheiro verde à gosto

DOURAR O ALHO E A CEBOLA NO AZEITE, ACRESCENTAR O FRANGO E O PALMITO, ACERTAR SAL E PIMENTA. REFOGAR UNS 10 MINUTOS, PINGANDO ÁGUA CASO SEJA NECESSÁRIO. ACRESCENTAR O CHEIRO VERDE E DESLIGAR O FOGO.





terça-feira, 4 de junho de 2013

JOGO DE PANELAS VI - Programa Mais Você - Ana Maria Braga

Bom...

O programa MAIS VOCÊ da Rede Globo e apresentado por Ana Maria Braga é um sucesso principalmente no meio de pessoas que apreciam uma boa comida.
No programa tem o quadro Jogo de Panelas, que já está na sua VI edição.
Sempre assisti e desta vez resolvi postar todas as receitas que os participantes fizeram.






Foram cinco jantares especiais que elegeram Renata como a vencedora do Jogo de Panelas VI. 
A decoradora de eventos marcou 36 pontos e conquistou o paladar dos concorrentes, além de um prêmio de R$ 10.000,00.

Confira as receitas preparadas pelos participantes, com os respectivos temas:

RENATA, com o tema “Um Pedacinho da Bahia’.
Saulo, no jantar ‘Uma Noite da Babilônia’
Vinicius com o tema ‘Jantar Mediterrâneo’
Tássila, que se inspirou na Grécia, com ‘Uma Noite em Atenas’
Maurício, com o ‘Jantar na Roça’.

Espero que gostem, pois é uma verdadeira viagem ao mundo!!!


ENTRADAS

Cuscuz Baiano com Caldinho de Abóbora

Entrada RENATA


Ingredientes

Para o Cuscuz Baiano

2 xícaras (chá) de farinha de milho
1 colher de sopa de polvilho doce ou azedo
1/3 de xícara (chá) de água
sal á gosto
fatias de queijo muçarela ou queijo prato
manteiga

Para o Caldinho de Abóbora

3 xícaras (chá) de abóbora
3 dentes de alho
1 cebola
1 ½ litro de água
1 tablete de caldo de legume
1 xícara de creme de leite fresco
Manteiga
Sal a gosto

modo de preparo

Cuscuz Baiano
Numa tigela, despeje a farinha de milho, o polvilho e o sal; misture com a mão.
Adicione a água para hidratar e misture novamente.
Deixe descansar por 20 minutos, aproximadamente.
Coloque o cuscuz na cuscuzeira, uma camada de cuscuz, outra de queijo, mais uma de cuscuz e outra de queijo.
Finalize colocando o cuscuz no prato com manteiga por cima e sirva quente.

Caldinho de Abóbora
Cozinhe a abóbora com o caldo de legume e a cebola.
Retire a cebola e bata a abóbora no liquidificador com parte da sua água e acrescente sal.
Numa panela frite o alho na manteiga e depois derrame o creme de abóbora , deixe apurar e bata novamente no liquidificador.
Leve novamente ao fogo e acrescente o creme de leite. OBS.: Se quiser fazer uma graça, pode colocar carne seca desfiada e frita por cima.


Fiori Di Parma

Entrada SAULO



Ingredientes
200 gr de queijo brie
200 gr de presunto parma
1 pote de geléia de damasco
2 maços de rúcula
100 gr de pinoli
Aceto balsâmico
Azeite
Sal a gosto

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno 180 graus, monte as fatiadas de presunto parma sobre uma base de empada grande no lado contrário formando um tipo de uma cestinha. Se não tiver forma de empada, faça uma bola com papel de alumínio e cubra com presunto fazendo o mesmo formato. Leve ao forno até dourar e sentir que está crocante. Monte a rúcula em um prato de sobremesa como se fosse a base da flor, no caso as folhas. Coloque o pinoli em uma frigideira em fogo baixo até dourar, Retire e desenforme o presunto parma e coloque uma porção de queijo brie e geléia de damasco dentro dessa cestinha. O prato já está parecendo uma flor, acrescente o pinoli na rúcula, tempere a salada com o balsâmico, azeite e sal.



Bruschetta de Tomate Cereja e Rúcula

Entrada VINICIUS



Ingredientes

Pão italiano;
Tomate cereja;
Rúcula;
Queijo Parmesão (de preferência parmigiano reggiano);
Pinholes (é um tipo de pinhão, também chamado de snoubar);
Limão;
Azeite extra virgem; e
Aceto (vinagre) balsâmico.

Modo de Preparo

Fatie o pão, coloque um pouco de azeite e leve à grelha para o pão ficar um pouco crocante;
Cortar o tomate cereja ao meio, colocar alguns pedaços em cada fatia, juntamente com a rúcula;
Temperar com algumas gotas de limão, azeite extra virgem, gotas de aceto balsâmico; e, em seguida,
Colocar alguns pinholes e ralar o parmesão em lascas grossas.



Salada de Folhas Verdes com Molho Agridoce

Entrada Dr. MAURICIO



Ingredientes

Folhas verdes da época (alface, agrião, rúcula, etc)
Molho Agridoce
1 colher de mostarda;
½ xícara de azeite extra virgem;
½ xícara de aceto balsâmico;
2 colheres de sopa bem cheias de mel;
Sal a gosto.

Modo de Preparo

Escolher e lavar bem as folhas. Bater os ingredientes do molho com um fuê e jogar por cima da salada.



Salada Grega com Queijo Feta

Entrada TÁSSILA


  
Ingredientes

1 caixinha de Tomate cereja (cortado ao meio)
Alface roxa e americana
Pão fresco (tipo sírio)
2 pepinos pequenos (cortados bem fininhos)
2 pimentões verdes (cortados em tiras finas)
1 cebola roxa média (cortada em rodelas)
200 g de queijo feta (cortar em cubos e colocar na grelha para selar)
azeitonas gregas a gosto
hortelã fresca a gosto
orégano fresco (ou grego)
salsinha gosto


Molho

Vinagre de vinho tinto a gosto
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
azeite de oliva virgem extra grego a gosto
Uma colher de sopa de mel
Pistache triturado a gosto

modo de preparo

Salada
Cortar as folhas e misturar aos demais ingredientes.

Molho
Misturar todos os ingredientes até obter um sabor marcante. Em seguida, despejar sobre a salada já montada.



PRATOS PRINCIPAIS

Bobó de Camarão com Arroz de Coco e Farofa de Castanha-do-pará

Prato Principal RENATA



Ingredientes
Para o Bobó de Camarão
2 quilos de camarão limpo
500g de mandioca
6 tomates sem pele e semente
1 xícara (chá) camarão seco
1 cebola grande
6 dentes de alho
Salsinha a gosto
Coentro a gosto
2 vidrinho de leite de coco
¼ xícara de azeite de oliva
¼ xícara de azeite de dendê
3 Pimentas dedo-de-moça sem semente
Sal e pimenta a gosto
Meio pimentão vermelho picado
Para o Arroz de Coco
3 xícaras de arroz
06 colheres de sopa de óleo de milho
2 cebolas ralada
200ml de leite de coco
1 xícara de coco ralado fresco
Sal
Para a Farofa de Castanha-do-pará
2 xícaras de farinha de mandioca torrada
xícara de farinha de milho
1 cebola em fatias
Sal a gosto
2 colher de sopa de manteiga
Castanha-do-pará em pedaços

modo de preparo
Bobó de camarão
Cozinhe a mandioca , com água e as cabeças do camarão.
Refogue o tomate, alho, cebola, pimentão, bata no liquidificador com o camarão seco e o leite de coco, os azeites, coentro e salsinha e leve ao fogo para ferver em fogo baixo.
Bata a mandioca com um pouco da sua água e o leite de coco, leve ao fogo com a pimenta e acrescente sal, deixe ferver e depois coloque o camarão e a mistura do camarão seco e deixe apurar por aproximadamente 15 minutos. Na hora de servir, acrescente mais coentro fresco e pimenta.
Arroz de Coco
Refogue a cebola, acrescente o arroz e frite um pouco e depois coloque a 4 xícaras de água morna, o leite de coco, sal e o coco ralado.
Depois de pronto deixe descansar por 15 minutos com a panela tampada.
Farofa de Castanha-do-pará
Refogue a cebola na manteiga até ficar bem dourada.
Acrescente as farinhas o sal e os pedaços de castanha.
Para finalizar coloque mais um pouco de manteiga se quiser que fique mais úmida.




Bacalhau no Queijo

Prato Principal SAULO



Ingredientes

1 quilo de bacalhau desfiado salgado
1 quilo de batata
300 ml de creme de leito fresco
500 gr de parmesão ralado
1 copo de requeijão
1 colher de sopa de sal
1 peça de queijo sem recheio


Modo de Preparo

Dessalgue todo o bacalhau durante a noite trocando de água 3 vezes no total. Descasque as batatas e coloque em uma panela de pressão com a colher de sal. Esprema as batatas até formar um purê. Desfie o bacalhau e retire todos os espinhos. Misture em uma vasilha o purê, creme de leite fresco, requeijão, parmesão ralado e o bacalhau. Mexa bem e coloque no forno por aproximadamente 40 minutos. Retire, coloque o bacalhau dentro do queijo, leve ao forno por 15 minutos. Retire e acrescenta um pouco de queijo parmesão ralado em cima e gratine com o maçarico (a peça do queijo e o maçarico são apenas para apresentação do prato, você pode usar qualquer vasilha que vá ao forno e gratinar dentro do mesmo).





Carré de Cordeiro com Arroz de Lentilha

Prato Principal VINICIUS



Ingredientes
Carré de Cordeiro
5 tiras de carré de cordeiro (corte francês);
sal à gosto; Pimenta do reino branca e preta e cominho à gosto;
1 pote coalhada;
Hortelã seca; Hortelã fresca; e Alecrim.
Arroz de Lentilha
250g de lentilha;
250g de arroz;
4 cebolas médias;
Azeite de Oliva; e Alho socado.

modo de preparo
Carré de Cordeiro
Temperar o carré com sal e pimenta do reino branca e preta (moer na horar para dar mais gosto) e cominho;
Misturar na colhada: azeite, alho socado, hortelã seca e hortelã fresca picada;
Em seguida, despejar de forma que todo o carré seja totalmente coberto pela coalhada temperada;
Após, deixar descansar cerca de 2 horas na geladeira (tirar cerca de 15 minutos antes de grelhar para a temperatura voltar a temperatura ambiente);
Aquecer bem a grelha e, antes de colocar o carré, passar um pouco de azeite para garantir que não irá grudar. Em seguida grelhar o carré até ficar ao ponto; e
Após grelhar, servir juntamente com o arroz.
Arroz de Lentilha
Refogar no azeite 1/2 colher de sopa de alho socado e em seguida adicione 2 cebolas médias e deixe fritar até a cebola ficar queimada, após deixe esta cebola de lado para utilizar depois;
Cortas as outras 2 cebolas em tiras bem finas e fritas até ficarem douradas, após dourar as cebolas, separe e guarde para utilizar no momento de montar o prato;
Bater no liquidificador as cebolas da etapa 1 com a quantidade de agua que for necessária para fazer o arroz e as lentilhas e, após, peneire esta água e separe;
Refogar no azeite 1/2 colher de sopa de alho socado e, em seguida, acrescentar o arroz e a lentilha para refogar e adicionar sal à gosto. Após, adicione a água já peneirada até ficar 2 dedos acima dos grãos e tampar a panela até ficar pronto; e
Ao servir, colocar por cima do arroz a cebola da etapa 2.




Frango aos Quatro Queijos, Cama de Batata Rústica e Arroz de Brócolis

Prato Principal Dr. MAURICIO



Ingredientes

Para o Frango aos Quatro Quejios
1 Kg de frango (peito cortado em iscas)
200gr de muçarela triturada
100gr de queijo prato triturado
100gr de queijo provolone triturado, (defumado ou não)
01 copo de requeijão
300ml de leite
Queijo parmesão ralado
Salsa;
Cebolinha
2 cebolas
5 dentes de alho
1 colher de chá de açafrão
100ml de cerveja preta
250 gr de maionese
Sal a gosto
1 colher de sopa de molho inglês
Pimenta do reino a gosto

Para a Cama de Batata Rústica
8 Batatas médias com casca
Sal
Azeite
Alecrim

Para o Arroz de Brócolis
Arroz
Brócolis cozido
Temperos a gosto

modo de preparo
Frango aos Quatro Queijos
Processar todos os temperos, misturar ao frango e deixar descansando para penetrar na carne por no mínimo uma hora. Em uma vasilha, misturar todos os queijos já processados ou ralados, (menos o parmesão), o leite e reservar. Levar a mistura ao forno médio, coberto com papel alumínio por aproximadamente 40 minutos ou até o frango estar cozido, retirar o papel alumínio para dourar. Quando estiver dourado colocar os queijos já misturados sobre o frango e voltar ao forno coberto com papel alumínio para derreter. Polvilhar o parmesão sobre os queijos e deixar dourar. Servir quente.
Cama de Batata Rústica
Cozinhar as batatas em água e sal
Cortar em fatias médias
Colocar as fatias em assadeira previamente untada com azeite ou manteiga
Regar azeite e alecrim
Levar ao forno para dourar DICA.: pode-se pincelar sobre as batatas um pouco do tempero do frango, isso vai ajudar a ter mais cor.
Arroz de Brócolis
Para cada medida de arroz cru utilizar a mesma quantidade de brócolis cozido, refogado e triturado. Fazer o arroz conforme a receita básica. Após o arroz cozido, misturar o brócolis previamente cozido no vapor e refogado no azeite e alho.




Moussaká de Cordeiro

Prato Principal TASSILA



Ingredientes
1 kg de carne de cordeiro moída
1 kg de berinjela
1 kg de batata
2 cebolas roxas picadas
6 dentes de alho picados sem o embrião
1 lata de tomate pelado picado
1 lata de molho de tomate
180g de queijo de cabra ralado
100g de queijo muçarela ralada
50g de queijo parmesão ralado
Pimenta-do-reino
Sal,
Orégano, Manjericão, Manjerona, Hortelã, Tomilho

Para o molho béchamel:
1 litro de creme de leite fresco
roux branco (manteiga sem sal e farinha de trigo)
2 folhas de louro
Noz-moscada ralada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento. Polvilhe com sal e deixe soltar bem a água. Troque a agua cerca de duas ou três vezes. Depois, leve ao forno, acrescente um pouco de azeite e deixe até que fique bem molinha.
Corte as batatas em fatias bem finas, quase como chips.
Refogue a cebola e o alho em azeite e adicione a carne de cordeiro, mexendo bem pra incorporar. Adicione o tomate picado, o molho de tomate, os temperos a gosto e deixe cozinhar até o caldo do cozimento reduzir bastante.

Para o molho béchamel: faça o roux (sempre a mesma medida em gramas de manteiga e farinha de trigo) derretendo a manteiga e adicionando a farinha. Nesse caso, você pode usar cerca de 6 colheres de sopa de farinha e 3 de manteiga. Mexa bem até formar uma pastinha e sentir um cheiro de biscoito, mas não deixe ficar acastanhado. Adicione o creme de leite na mistura, mexendo sempre com um fouet. Coloque a noz-moscada, as folhas de louro, o sal e a pimenta. Mexa bem até engrossar bem.
Em uma forma untada com azeite, comece a montar o Moussaká: uma camada de batatas, uma camada de carne, uma camada de berinjela e uma camada de molho bechamel. Repetir esse procedimento mais uma ou duas vezes, ou até completar a travessa. Polvilhe os queijos por cima e gratine em forno a 170º.



SOBREMESAS

Goiabada com Farofa Doce e Banana-da-terra com Queijo Coalho

Sobremesa RENATA



Ingredientes

Para a Goiabada com Farofa Doce
1 pote de cream cheese
½ pote de creme de leite
Açúcar a gosto
Bolacha de leite
Goiabada mole

Para a Banana-da-terra com Queijo Coalho
1 banana-da-terra
1 queijo coalho
Melaço
Açúcar e canela
Manteiga

Modo de Preparo

Para a Goiabada com Farofa Doce
Bata o cream cheese com o creme de leite e o açúcar e leve á geladeira por 30 minutos
Bata a bolacha para virar uma farofa e reserve
Leve a goiabada ao forno para aquecer ou no micro-ondas
Coloque uma camada de queijo, goiabada quente e farofa.

Para a Banana-da-terra com Queijo Coalho
Corte a banana em rodelas e frite na manteiga com açúcar e canela.
Corte o queijo coalho em cubos e frite na manteiga.
Faça uma camada com banana, queijo e banana e jogue melaço em cima e sirva.



Cheesecake

Sobremesa SAULO



Ingredientes
1 pacote de bolacha doce (200 gr.)
100 gr de manteiga sem sal
1 copo de requeijão
1 pacote de 25 gr de gelatina sem sabor incolor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
450 gr de morango
1 xícara de chá de açúcar
1 limão tahiti

modo de preparo
Bata no liquidificador no modo pulse o pacote de bolacha doce até formar uma farofa sem pedaços grandes . É muito importante bater até existir essa farofa bem fina, leve. 100 gr de manteiga no forno de microondas por 30 segundos ou até derreter completamente. Misture esses dois ingredientes em um recipiente e mexa bem até formar uma massa homogênea que esfarela. Pegue uma forma de torta de 25 cm de diâmetro que sai o fundo, coloque essa massa e vá forrando todo fundo de uma maneira que fique igual em todas as partes na altura, sem deixar mais alto nas beiradas. Ela tem que ser inteira plana, essa torta não necessita de lateral mais alta para não escorrer. Leve ao freezer enquanto bate os outros ingredientes. Dissolva a gelatina sem sabor com cinco colheres de sopa de água, misture e leve ao microondas por 5 segundos. De novo no liquidificador coloque o requeijão, leite condensado, creme de leite e a gelatina sem sabor. Dissolvida, bata até obter um creme, mas bata bem pra não ficar pedaços de gelatina. Retire a forma do freezer e acrescente o creme, volte pro freezer por duas horas ou quatro na geladeira. Enquanto a torta espera, você lava os morangos e pica. Coloque em uma panela um limão tahiti espremido, uma xícara de açúcar e leve ao fogo até formar uma calda. Após resfriar essa calda e aguardar as duas horas no freezer ou quatro horas na geladeira, acrescente a calda e desenforme a torta.




Pudim de Claras

Sobremesa VINICIUS



Ingredientes
6 ovos;
1kg de açúcar;
Pitada de sal;
1 litro de leite; e
Essência de baunilha.

modo de preparo
Colocar 1 litro de leite em fogo brando até reduzir pela metade;
Caramelizar a forma do pudim com cerca de 5 colheres de sopa de açúcar e deixar esfriando;
Enquanto o leite reduz, separar as claras das gemas;
Colocar as 6 claras na batedeira e, ao começar a dar uma aparência de clara em neve, adicionar uma pitada de sal para dar mais consistência;
Adicionar 12 colheres de sopa de açúcar (aproximadamente 250g) e bater bem, até virar suspiro e, em seguida, inserir este suspiro na forma já caramelizada conforme etapa 2;
Colocar em banho maria no forno baixo (cerca de 170/180ºC) e deixar por aproximadamente 40 minutos;
Após colocar no forno, pegar 4 gemas e misturar com 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de essência de baunilha e bater na mão até virar uma gemada;
Quando a gemada estiver pronta, provavelmente o leite já terá o suficiente, então, despejar esta gemada no leite e misturar bem para a gema não talhar. Misture até este caldo engrossar um pouco e, após, desligue o fogo e continue mexendo até a temperatura reduzir, tirando o risco da gema talhar, em seguida colocar na geladeira; e
Quando o pudim ficar pronto, coloque na geladeira para servi-lo com o caldo e ambos gelados. Caso goste de dar um contraste no doce, adicionar um pouco de raspa de limão.






Salada de Frutas na Ganache com Chantilly

Sobremesa Dr. MAURICIO



Ingredientes

Para a Salada de Frutas
Frutas da estação
Champanhe ou espumante suave
6 cravos da Índia

Para a Ganache
500gr de chocolate cobertura ao leite
150gr de chocolate meio amargo cortado em pedaços pequenos e irregulares
01 lata de creme de leite sem soro
01 colher de sobremesa de rum

Para o Chantilly:
500ml de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo
Derreter o chocolate em banho-maria, e bater com os demais ingredientes até ficar homogêneo.
Quando estiver frio, misturar o chocolate meio amargo e colocar a quantidade necessária no fundo das taças de sobremesa e levar à geladeira. Bater em batedeira à velocidade alta o creme de leite com o açúcar até dar o ponto de chantilly. Reservar. Picar frutas da estação e colocar numa mistura de suco de 3 laranjas, e 1 limão batidos com mamão papaia e champanhe ou espumante suave e 6 cravos da Índia. Reservar. Na hora da montagem colocar as frutas sobre a base de chocolate, (usar uma peneira para não vir calda em excesso), sobre as frutas colocar o chantilly e decorar com raspas de limão.





Baklavá com Laranja e Sorvete de Iogurte

Sobremesa TASSILA



Ingredientes
1 xícara (225 g) de manteiga derretida
100 g de nozes picadas
100g de pistache
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de pasta de nozes
Massa folhada pronta
1 xícara (240 ml) de água
1 xícara (200 g) de açúcar
1/2 xícara (120 ml) de mel
1 fava de baunilha
1 Laranja
1 colher de sopa de licor de laranja
1 xícara de Acúcar
Cravo da Índia
400 gr de iogurte grego
2 caixinha(s) de creme de leite
Mel

Modo de Preparo
Iogurte: Misture o iogurte e o creme de leite. Caso queira mais doce, acrescente açúcar a gosto. Coloque em um recipiente e deixe no congelador por 4 horas. Retire e bata outra vez, voltando, em seguida, para o congelador.
Caldo de Laranja: Fazer uma calda com o açúcar, cravo, canela agua e licor de laranja. Em seguida, tirar os gomos da laranja, e separar.
Baklava:
Pré aqueça o forno a 180 °C. Unte o fundo e as laterais de uma forma refratária (23x33 cm) com a manteiga.
Coloque na panela as nozes com o pistache, a pasta de nozes e o leite condensado. Mexa até obter ponto de brigadeiro. Após esfriar um pouco, acrescente uma caixinha de creme de leite.
Coloque a massa folhada pronta na forma untada com manteiga e deixe de 18 a 20 minutos (até que fique corada) no forno já pré aquecido a 180º.
Retire a massa do forno e a recheie com o creme de nozes. Em seguida, regue com um pouco de mel.

Coloque em um prato o blaklavá, o sorvete de iogurte, o gomo de laranja, e por cima, coloque a calda. Acrescente algumas nozes e amêndoas para enfeitar.