Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Gengibre - Forte e Imponente!!!

 



O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas, é Mangarataia ou mangaratiá.
É conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. Em Portugal existe registro da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557).
No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea doEspírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.
O Gengibre esta entre aqueles alimentos “aceleradores de metabolismo”, ou seja, os conhecidos termogenicos. Alem de ajudar a queimar calorias, é também indicado em programas de desintoxicação do organismo.



O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: 
·         Fresco
·         Seco
·         Conserva
·         cristalizado.
O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.



O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. 
No Japão costuma-se usar o suco (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas "beni shouga", feitas com os rizomas jovens, que são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático. 
Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha para fazer os tradicionais bonecos de gengibre para o Natal.



Uso na Culinaria:
O gengibre fresco é descascado como uma batata ou cenoura, em seguida é fatiado, picado ou ralado na parte fina de um ralador.
1-    Com uma faca afiada, corte a casca a partir da raiz do gengibre.
2-    Para picar o gengibre, primeiro amasse-o com a faca deitada.

Chás.  A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. “O chá também faz bem à beleza e à mente. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação”. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.

Na panela. O gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. “Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.”.

Festa junina. Humm…, que cheirinho de quentão! Não dá para separar a bebida típica da folia de inverno dessa planta. a bebida alcoólica e o gengibre assumem propriedades anestésicas nas cordas vocais. “Eles provocam uma sensação de alívio imediato, pois tem efeito vasodilatador, aumentando temperatura interna do corpo pelo”, completa a nutricionista.

Existe milhares de outras maneiras de se utilizar o gengibre.
Pães, bolos, receitas orientais, cremes, mousses e muitas outras.
Use a criatividade e aproveite tudo que este maravilhoso ingrediente pode lhe proporcionar.

E como se não bastasse, ainda nos brinda, nos presenteia com uma flor maravilhosa, a Flor de Gengibre. Aproveite e use-a para alegrar sua vida, pois as cores são estimulantes.




Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário