Frase do Dia...

“Uma cozinha geralmente é definida como uma culinária que deriva de uma cultura particular”

Márcia Algranti, 5763 (2005)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

5.000 visitas!!!




E chegou o dia....


Completamos hoje 26.02.1011 às 15:40 horas


5.000 visitas!!!


Obrigado a todos pelo carinho, indicações, recados e paciência!!!


Grande abraço...


E que venham outros 50.000............ kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

QUEIJOS............. História e fotos!!!

A arte da fabricação de queijos tem seu início perdido num passado remotíssimo, nada menos do que há 12 mil anos antes do nascimento de Cristo, num período conhecido como paleolítico superior. Segundo a lenda, o queijo teria sido descoberto por um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei da Arcádia.
...
Ao longo dos tempos, o queijo evoluiu até os que conhecemos hoje. E se tornou um produto de consumo de eleição com apreciadores espalhados pelos quatro cantos do mundo. Esse alimento nada mais é do que um derivado do leite concentrado através da coagulação e da eliminação da parte líquida (soro). Esses processos de coagulação e de eliminação do soro se convertem, assim, nas fases que caracterizam a produção de todas as variedades de queijo.


Fonte:
http://www.queijosnobrasil.com.br/historia-dos-queijos.html


Tipos de queijo...

Queijo BRIE


queijo mole e curado, de origem francesa, com sabor suave para picante. É posto à venda cortado em fatias, macio e ligeiramente oleoso com casca fina e comestível. Ideal para festas do tipo queijo e vinho. Deve ser consumido rapidamente, pois azeda com facilidade.




Queijo Camembert 






Queijo feito de leite de vaca, originário da França. Inoculado com um fungo branco, é curado em adegas com umidade e temperatura controladas. Depois de ter formado uma crosta embolorada, de cor amarelo-clara, é embrulhado em papel alumínio e posto a venda em caixinhas redondas de madeira ou de papelão. Massa macia, quase líquida quando no ponto ideal de amadurecimento; sabor picante e ligeiramente amargo.
Indispensável na tábua de queijo, servido também como aperitivo ou sobremesa, quando acompanhado por frutas.





Queijo Emmenthal ou suíço




Queijo de origem suíça, de massa cozida e curada, vendido em formas redondas, achatadas e enormes que chegam a pesar até 100 kg. É vendido e cortado em pedaços, tem casca consistente e massa firme, amarelada e com buracos grandes e regulares. O sabor é adocicado e peculiar.
Muito usado em culinária, indispensável na sopa gratinada de cebola e no preparo do fondue de queijo.


Queijo Gorgonzola



Queijo que se parece com o roquefort francês, mas de origem italiana. De sabor picante, é caracterizado por veios azuis. Tem massa macia e quebradiça. Encontra-se à venda já cortado, principalmente em fatias embrulhadas em papel alumínio. Servido na tábua de queijos, com bolachas, como aperitivo, em sanduíches ou lanches e, muitas vezes, em pratos salgados, quentes e frios.


Queijo Gouda 



Queijo de origem alemã com sabor delicado, nem suave, nem picante, semimole, cremoso e com pequenos orifícios. Para o seu uso, veja "queijo prato".



Queijo prato 



Queijo muito difundido no Brasil, de massa meio cozida e de consistência compacta e elástica. É vendido com vários formatos e pesos. Uso muito generalizado, que vai do sanduíches quentes ou frios às preparações culinárias. Em fatias, sobre pratos gratinados ou cortado em cubos e temperado, é servido como acompanhamento para cerveja ou vinhos.


Queijo Parmesão 
Queijo de origem italiana, também muito difundido no mundo inteiro. Massa cozida, curada durante pelo menos 7 meses, com casca espessa e massa amarela com tendência para castanha, ligeiramente salgada e saborosa, parte com facilidade em pedaços. 
É essencialmente um queijo para ralar, embora possa ser usado na tábua de queijos, servido como sobremesa, acompanhado por frutas, ou usado como petisco, junto com um bom vinho tinto.


Queijo Provolone 



Queijo de origem italiana, fabricado como o mozarela. Depois de salgado, é amarrado como fosse um salame e levado ao fumeiro por pouco tempo. Antes de ser posto a venda, é curado por 2 ou 3 meses. Tem casca grossa e parafinada, massa firme, salgada e picante, ligeiramente defumada.
Muito usado como petisco com cerveja, depois de temperado com azeite e orégano. Usado também em sanduíches, saladas, ralado e acrescentado a pratos salgados, especialmente quando gratinados.


Queijo Mozarela 



Queijo italiano muito difundido no mundo inteiro. A massa é puxada até formar fios, depois de ter sido mergulhada em água fervente. Depois de ter recebido o formato, é posto em salmoura por algumas horas e vendido fresco. Conserva-se por poucos dias, a não ser um tipo que é ligeiramente curado e vendido também em fatias.
O mozarela defumado é principalmente comido no lanche ou como aperitivo e, ocasionalmente, entra em pratos salgados. O fresco pode ser usado ao natural, em saladas, sobre pizza e berinjela à parmegiana, nas massas etc.


Queijo Ricota 



Queijo de origem italiana, obtido fervendo-se o soro junto a um ácido.Encontra-se fresca ou seca e defumada, ás vezes com pimenta calabresa esmigalhada. A fresca tem sabor macio, suave e quase adocicado, enquanto a defumada é salgada, seca e apimentada.
A ricota fresca serve como recheio de massas, tortas e panquecas. Também é utilizada em doces e saladas; em sobremesas várias e no molho para macarrão. A seca é comida no lanche, ou para acompanhar cerveja ou vinhos, além de poder ser ralada sobre as massas, no lugar do pecorino.


Queijo-de-minas 



Queijo feito com leite de vaca semidesnatado.
Encontra-se fresco e prensado, meio-cura e curado (para ralar).
É usado no lanche ou como sobremesa, às vezes acompanhado por goiabada ou qualquer outro doce. O meio-cura, além de ser usado pra lanches, serve para várias preparações culinárias e pode substituir o queijo tipo suíço. O queijo-de-minas curado é usado como queijo ralado, entrando como ingrediente tanto em pratos salgados como em pratos doces.


Requeijão 



Queijo típico do Norte do Brasil, é feito com leite de vaca integral, coalhado e cozido. Sua consistência é firme e a cor amarelada, de sabor suave e adocicado. Existe outro tipo, chamado "requeijão cremoso" feito derretendo um queijo (geralmente o prato) e misturando-o com bastante creme de leite, até obter um creme grosso.
O primeiro é servido cortado em fatias, fritas na manteiga e salpicadas de açúcar e canela ou é usado em pratos doces ou salgados. O segundo é principalmente usado em sanduíches, espalhado sobre bolachas salgadas ou doces, além de entrar em receitas doces.


-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-


Espero que curtam essas informações...
Eu adorei estudar sobre queijos...
Muitas vezes utilizamos na culinaria, comemos como aperitivos, como recheio de sanduiches...
Mas nem sempre paramos pra pensar porque tantas variações...

Bom apetite...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Yakisoba......... Delicia!!!




Um dos pratos japoneses mais conhecidos e apreciados pelos estrangeiros.
Etimologia:
Yaki  = Frito / Assado
Soba = Macarrão oriental



No Japão, o termo yakissoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso. Apesar de sua origem chinesa, o yakissoba criou raízes no Japão e, atualmente, é tão popular, que aparece obrigatoriamente em festas populares de rua, nos supermercados ou lojas de conveniência, nos tradicionais obentô (refeições prontas), e é uma prática e saborosa opção de cardápio nos lares japoneses e outras etnias.



Vamos ao que interessa, a receita!!!

  • Ingredientes:
  • Macarrão:
  • 1 pacote de macarrão próprio para yakissoba (pode ser substituído por macarrão tipo miojo ou macarrão espaguete)
  • Molho:
  • 300 g de bife em tirinhas (coxão mole ou patinho)
  • 1 peito de frango picado em tirinhas
  • 3 dentes de alho amassados e picados
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de brócolis picado
  • 2 xícaras (chá) de couve - flor picada
  • 2 xícaras (chá) de cenoura cortada em tiras
  • 2 xícaras (chá) de cebola cortada em tiras
  • 2 xícaras (chá) de pimentão cortado em tiras
  • 2 xícaras (chá) de repolho fatiado
  • 200 gramas de champignon
  • 3/4 xícara (chá) de shoyu aproximadamente
  • 1 colher (sobremesa) de ajinomoto
  • 2 saquinhos de hondashi
  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • Pimenta - do - reino a gosto
  • Água fervente
  • 3 colheres de amido de milho dissolvido em 1/2 xícara de água fria
  • 1 bandeja de ovos de codorna cozido e descascado
      Macarrão:
      1. Cozinhe o macarrão em água e escorra, mas não cozinhe demais
      2. Se quiser pode dar uma leve dourada no macarrão em uma chapa com um pouquinho de óleo
      Molho:
      1. Coloque o óleo em uma panela grande e frite o alho
      2. Leve a carne bovina e o frango separadamente até dourar e reserve.
      3. Acrescente o brócolis, a couve - flor, a cenoura, a cebola, o pimentão, o salsão, o broto de bambu, o repolho, o champignon e a acelga
      4. Misture tudo muito bem
      5. Acrescente o shoyu, o ajinomoto, o hondashi, o óleo de gergelim e a pimenta - do - reino
      6. Misture tudo muito bem
      7. Acrescente água e fervente até que cubra as verduras
      8. Misture bem e deixe cozinhar as verduras,mas deixe ficar al dente.
      9. Não cozinhe demais as verduras, o ideal é que fiquem crocantes
      10. Acrescente, aos poucos, a maizena, mexendo bem, até dar uma leve engrossada no caldo
      11. Desligue o fogo
      12. Misture com o macarrão
      13. Sirva quente.


    segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

    Meu Aniversário!!!


    Gente...
    Como eu gosto do dia no meu aniversário....

    Parabéns pra mim!!!

    Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka...

    domingo, 6 de fevereiro de 2011

    LASANHA DE CAMARÃO... Deliciaaaa!!!




    Nossa...
    Quando recebi o convite pra fazer esse prato, achei o máximo, confesso que fiquei com um pouco de medo... Mas não dá nada de trabalho...
    Ficou uma delicia...
    Ainda mais com o camarão delicioso que minha irmã linda e querida trouxe de Jericoacoara...

    Só pra contar... Estou escrevendo ao som de uma musica linda A PALO SECO...  (Ednaldo, Amelinha e Belchior) Escutem... Linda

    Façam a receita... Vale a pena!!!


    Ingredientes


    01 kilo de camarão limpos
    300 gr de macarrão para lasanha (menos de 01 pacote)
    6 tomates maduros picados
    500 gr de queijo mussarella
    3 colheres de molho de tomate
    01 cebola picada
    03 dentes de alho picados
    400 ml leite
    01 pote requeijão
    01 caixinha creme de leite
    02 colheres de amido de milho (maizena)
    01 colher margarina
    Cheiro verde
    Pimenta do reino
    Azeite

    Modo de preparo

    Macarrão:
    Cozinhe em agua fervente com sal e um fio de azeite, deixe ficar al dente. Não esqueça que no forno ele termina de cozinhar. Escorra, esfrie e espalhe numa superficie lisa para não grudar.

    Molho branco:
    Derreta a margarina, acrescente a metade da cebola picada e deixe ela ficar transparente. Acrescente o leite, metade do cheiro verde, pimenta do reino, o requeijão e acerte o sal. Espere ferver, assim que levantar fervura, engrosse com amido de milho dissolvido em água ou leite. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e reserve.

    Molho vermelho de camarão:
    Em uma panela, sela o camarão, ou seja,  Esquente o azeite, frite o camarão em pequenas porções, apenas para ele ficar na tonalidade rosa. nao frite muito, só uma passada mesmo.
    Em outra panela, coloque azeite e frite o alho e a outra metade da cebola, acrescente os tomates e faça um molho de tomates, deixando cozinhar bem. Passe esse molho no liquidificador ou processador, volte ele para a panela, acrescente o molho de tomate, cheiro verde, pimenta do reino e acerte o sal. Deixe cozinhar uns 3 minutos e acrescente o camarão, deixe cozinhar por mais 5 minutos e está pronto. Reserve.

    MONTAGEM

    Molho de camarão
    Macarrão
    Queijo mussarella
    Molho branco
    Macarrão
    Molho de camarão
    Queijo mussarela

    Leve ao forno pre aquecido a 180º por aproximadamente 15 minutos.

    BOM APETITE!!!